Ana Maria Braga dá dicas sobre Podologia Infantil no "Mais Você"
"Atenção mamães, papais e babás: o choro dos bebês pode não ser dor de barriga ou de ouvido. Pouca gente sabe que um choro inexplicável pode vir de uma unha encravada que inflamou. O bebê não sabe falar e como vai se queixar de dor no pé? A solução é recorrer a uma especialista", explica Ana Maria Braga. "Tudo isso nós fomos conferir com a podologista infantil Yumi Ikeda. Acompanhe as dicas para evitar o problema", conclui. Logo abaixo, confira a reportagem que foi ao ar no "Mais Você". Yumi Ikeda, Podologista Infantil, desenvolveu uma abordagem diferenciada no atendimento a crianças de todas as idades, de recém-nascidos a 12 anos. Por vezes é o próprio pediatra que faz o devido encaminhamento a um podologista especializado quando a lesão é diagnosticada.
A onicocriptose, mais conhecida como unha encravada, é desencadeada principalmente por conta de cortes irregulares da unha, calçados e roupinhas justas ou constante atrito do pezinho no bebê-conforto, cadeirinhas e carrinhos.
A herança genética também é uma das causas. "Quando os pais têm unha encravada, provavelmente, seus filhos apresentarão algum tipo de problema nos dedinhos", afirma a podologista. |
Yumi Ikeda, que é amplamente reconhecida por parte da mídia especilializada e hoje ministra palestras para profissionais da área de podologia sobre este assunto, explica: "A primeira consulta consiste em uma análise detalhada do problema, pois algumas crianças chegam aqui sentindo dor no dedinho por conta da inflamação. Em seguida, iniciamos o tratamento com muito cuidado e orientamos os pais sobre a forma e a periodicidade indicada para o corte da unha".
Para Yumi, a saúde dos pés dos bebês começa com a prevenção. Já a visita ao podologista infantil, para quem procura tratamento, deve ser realizada em intervalos de 20 a 30 dias, dependendo da patologia. |